sexta-feira, 12 de maio de 2017

Francisco e Jacinta: os novos santos e a sua diretora espiritual – 13 de maio

Do livro do Padre Demarchi, “Era uma Senhora mais brilhante do que o sol...”, Seminário das Missões de Nossa Senhora de Fátima, Cova da Iria, 3a. Edição:

     "A verdadeira diretora espiritual de Jacinta, Francisco e Lúcia foi, essencialmente, Nossa Senhora. A bondosa Senhora da Cova da Iria tomou à sua conta a realização dessa obra-prima e, como não poderia deixar de ser, a levou a cabo com pleno êxito. Das suas mãos prodigiosas saíram três anjos revestidos de carne, mas que, ao mesmo tempo, eram três autênticos heróis. A matéria prima era de uma plasticidade admirável e da Artista o que mais dizer? Na sua escola os três serranitos deram em breve tempo passadas de gigantes no caminho da perfeição. Nela se verificou à letra as palavras de um grande devoto de Maria, São Luiz Maria Grignion de Monfort. Na escola da Virgem, a alma progride mais numa semana do que num ano fora dEla. A pedagogia da Mãe de Deus não sofre confrontos. Em dois anos a Virgem Santíssima conseguiu erguer os dois irmãozinhos - Francisco e Jacinta - até os cumes mais elevados da santidade cristã”.
     “O retrato que a mão segura de Lúcia nos traça de Jacinta é revelador. Jacinta tinha um porte sempre sério, modesto e amável, que parecia traduzir a presença de Deus em todos os seus atos, próprios das pessoas já avançadas em idade e de grande virtude: ‘Não lhe vi nunca aquela demasiada leviandade e o entusiasmo próprios das crianças pelos enfeites e brincadeiras. Não posso dizer que as outras crianças corressem para junto dela, como faziam para junto de mim, isso talvez porque a seriedade do seu porte era demasiado superior à sua idade. Se na sua presença alguma criança ou mesmo pessoas adultas diziam alguma coisa ou faziam qualquer ação menos conveniente, repreendia-as dizendo: ‘Não façam isso que ofendem a Deus, Nosso Senhor, e Ele já está tão ofendido’”.


Os pastorinhos que viram Nossa Senhora serão canonizados pelo Papa Francisco neste dia 13 de maio

     Foi apresentado em Fátima nesta segunda-feira o retrato oficial dos mais novos santos da Igreja católica: Francisco e Jacinta Marto, pastorinhos de Fátima que testemunharam as aparições de Nossa Senhora em 1917 e que serão canonizados pelo Papa Francisco neste dia 13 de maio, data do centenário da primeira aparição.
     Os dois também são os mais jovens santos não-mártires da Igreja! O retrato oficial se baseia nas fotografias utilizadas na cerimônia da beatificação, no ano 2000. Sua formulação destaca a psicologia dos dois santos, conforme a postulação da causa de canonização: “Jacinta olha de frente para o observador, em atitude de interpelação; Francisco ergue os olhos para o alto, apontando uma atitude eminentemente contemplativa”.
     As imagens são da pintora Sílvia Patrício e serão colocadas na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima durante a cerimônia de canonização.
Destaques das imagens

     
     A fotografia original é de 1917. A pintura baseada nela acrescenta cores às vestes, com base em pesquisa etnográfica da autora.
     Além disso, ressaltam-se atributos especiais dos novos santos, como o terço em mãos, a candeia e os detalhes nas auréolas em formato de peças de ourivesaria: na de Francisco, aparecem a silhueta do Anjo de Fátima e as espécies eucarísticas; na de Jacinta, as figuras do Papa e da Virgem Maria, representada com o seu Imaculado Coração.


Fonte: Aleteia Brasil | Maio 09, 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário