segunda-feira, 22 de maio de 2017

Nossa Senhora de Quercioli – 24 de maio

   
     O Santuário de Quercioli está localizado a cem metros da estação de Massa Carrara-Pontremoli, na Toscana, Itália, e é dedicado a "Maria, Auxílio dos Cristãos". Ali é venerado um afresco antigo que representa a Virgem Mãe com o Menino e Santo Antônio de Pádua em oração. A pintura data de meados do século XVIII. Domenico Nocchi tinha mandado pintá-la na parede de sua casa em 1754. Por ocasião de sua morte, a casa foi vendida e mais tarde foi completamente abandonada, e a imagem sagrada foi coberto de sarças.
      Em 19 de setembro de 1831, três mulheres foram dar um passeio naquela localidade, e ficaram impressionadas com aquela bela imagem sorridente e, nos primeiros dias de março do ano seguinte, uma das três mulheres levou àquele local uma sobrinha muito doente que, após a oração, foi repentinamente curada. O culto à imagem começou na segunda-feira de Páscoa de 1832, quando a notícia do milagre se propagou. Imediatamente se pensou em erguer uma igreja no local, a qual foi concluída no ano seguinte.
     Em 25 de maio de 1835, houve um outro milagre: José Bertozzi, soldado do exército ducal, cego, recuperou a visão depois de ter rezado a Nossa Senhora de Quercioli.
     Em 1909, o santuário foi entregue à direção dos Frades Capuchinhos da Província religiosa de Lucca, que ainda prestam o serviço religioso no Santuário. Em 1932, quando era Reitor do Santuário o padre capuchinho Dionísio Cantarelli, o templo foi ampliado.
     Em 1946, o Santuário foi elevado à paróquia e a imagem foi solenemente coroada no dia 6 de junho de 1948. Em 1973 grandes restaurações foram iniciadas.
     A primeira igreja tinha o formato de uma cruz grega, com uma cúpula majestosa projetada pelo arquiteto José Marchelli de Modena; um século mais tarde, a igreja foi transformada em cruz latina. O milagre do soldado, pintado no arco principal, foi executado em 1932 pelo pintor Oreste Bontemps, de Massa. É a versão de uma pequena pintura a óleo feita em madeira deixada no Santuário de Quercioli em memória do milagre. Há no santuário uma pintura em têmpera, realizada por um artista desconhecido, descrevendo Nossa Senhora com os emblemas da Imaculada Conceição, Santa Maria Madalena, Santa Catarina virgem e mártir, e alguns anjos. Este quadro foi trazido do convento dos frades capuchinhos de Massa e deve ter sido feito por volta no final do século XVI e início do século XVII.
     O edifício harmônico mantém alguns paramentos sagrados e um estrado de madeira do século XVI, representando o Pai Eterno com anjos, atribuído à escola de Ghirlandaio.


Interior do Santuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário