segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Beata Francisca Cuallado Baixauli, Virgem e mártir - 19 de setembro

Martirológio: Em Benifaió, na província de Valencia, também na Espanha, Beata Francisca Cualladó Baixauli, virgem e mártir, que derramou seu sangue por sua fe em Cristo na mesma perseguição religiosa.


     Francisca Cualladó Baixauli, leiga, nasceu em Molino de San Isidro, no bairro valenciano de Ruzafa, no dia 3 de dezembro de 1890. Foi batizada no dia 5 de dezembro na igreja paroquial de São Valério e São Vicente; crismada em 1906, recebeu a 1ª. Comunhão em 11 de maio de 1909 na igreja paroquial de São Pedro Apóstolo, de Massanassa.
     Educada em um lar católico, ficou órfão do pai muito jovem; com a morte prematura do pai e a doença da mãe, que ficou paralítica, teve que colaborar desde sua adolescência com a economia familiar trabalhando como modista.
     As muitas horas de trabalho não a impediam de se dedicar ao apostolado, fazendo todo o possível como católica atuante. Fundou em sua paroquia os Jovens Eucarísticos, e colaborou na fundação do sindicato católico feminino. Preparava com muito zelo os doentes para receber os Sacramentos. Dava aulas de corte e confecção, e procurava fazer todo o bem para as aprendizes. Recebia a Sagrada Comunhão todos os dias e rezava o Rosário. Se inscreveu na Ação Católica e se dedicou à catequese e à caridade oferecendo esmolas aos necessitados.
     Estas qualidades e outras obras provocaram o ódio dos inimigos da religião. Presa em meados de setembro de 1936, em 19 de setembro de 1936 foi fuzilada em Benifaió, não sem antes terem arrancado sua língua por ter gritado: “Viva Cristo Rei!”
     Foi beatificada em 11 de março de 2001 pelo Papa João Paulo II na cerimônia conjunta dos 233 mártires da perseguição religiosa em Valencia.

Fonte: www.santiebeati.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário