quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Beata Filipa Ghisilieri, Clarissa - 8 de novembro

    
     Em Assis, viveu e morreu a Beata Filipa Ghisilieri, que no século tinha sido companheira de Santa Clara. Quatro anos depois de aquela Santa renunciar ao mundo, ao ouvi-la exortar com muita devoção suas monjas animando-as no exercício de governar a si mesmas e dedicar-se ao serviço de Nosso Senhor para alcançar a vida eterna, Filipa resolveu segui-la e usou o hábito de todo coração para servir ao Senhor, em cujas mãos depositou seu espírito no fim da vida.
     Ela faleceu no dia 13 de outubro de 1277 em Assis, e foi sepultada na Igreja de São Jorge daquela cidade.
     A Beata era filha de Leonardo, Capitão de Collenezo e pertencente à família do papa São Pio V. Era bolonhesa de nascimento e se fez monja no convento de São Damião na cidade de Assis, onde passara a viver.
     Era muito dedicada à gloriosa Santa Clara, por cujas orações e méritos Filipa foi curada de uma dor de cabeça que a incomodava há seis anos. Imitou com grande solicitude e diligência o santo procedimento de Santa Clara, viveu santamente por muitos anos, e morreu em odor de santidade.
     Esta Beata é citada no volume de G. B. Melloni “Atti o memorie degli Uomini illustri in santità nati o morti in Bologna” e no texto de L. Jacobilli e P. Cesio da Cassia “La vita del SS. Romano Pontefice Pio V” publicado em 1661.
     A Beata Filipa é recordada na memória de todos os franciscanos venerados por sua santidade, enquanto a Igreja bolonhesa a comemora no dia 8 de novembro, dia em que são recordados os santos da diocese.


Etimologia: Filipe (a) do grego Philippos: “amigo (philos) de cavalos (hippos)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário