sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Santa Gorgônia, Mãe de família – 9 de dezembro

Martirológio Romano: Em Nazianzo, na Capadócia, Santa Gorgônia, mãe de família, filha de Santa Nonna e irmã de São Gregório o Teólogo e de São Cesário. Foi o mesmo Gregório quem descreveu suas virtudes.

     São Gregório Nazianzeno o Velho e sua esposa, Santa Nonna tiveram três filhos: Santa Gorgônia, São Gregório Nazianzeno e São Cesário, dos quais Gorgônia era a mais velha.
     Gorgônia se casou com um homem de alguma influência da Pisídia, às vezes chamado Vitolian, e outras vezes Meletius. Pelo menos numa referência a ela é chamada de "modelo de uma santa casada". Ela teve vários filhos e três filhas, a mais notável da quais chamava-se Alipania. Mais tarde ela converteu seu marido que foi batizado junto com ela e seus filhos e netos. A seu filhos ela deu uma educação tão esmerada como a que havia recebido.
    Duas vezes em sua vida ela foi milagrosamente curada de doenças graves. A primeira delas foi após ter sido pisoteada por uma mula, causando-lhe a quebra de ossos e o esmagamento de órgãos internos. No entanto, Gorgônia não quis que nenhum médico cuidasse dela, pois ela não achava isto decente. Segundo a legenda, foi esta modéstia que a curou.
     Ela ficou curada da segunda doença ao receber a comunhão. O irmão da santa conta que em certa ocasião em que se encontrava doente, Gorgônia foi até a igreja durante a noite para procurar sobre o altar algumas migalhas do Pão dos Anjos, com a esperança de obter assim a cura.  Como se sabe, naquela época se usava o pão comum para os sagrados mistérios e assim se faz ainda em muitas igrejas do Oriente.
     Eis como São Gregório nos relata a oração de Santa Gorgônia:
     "Em outros tempos - dizia ela ao Senhor - uma pobre mulher atormentada por cruel enfermidade tocou a orla de vosso manto e no mesmo instante ficou curada. E, meu amado Jesus, terá diminuído vosso poder? Vosso Corpo todo teria menos eficácia que a orla de vossa roupa? Vós que vos enternecestes à voz da pobre Cananeia, Jesus meu, ficaríeis insensível à minha súplica? Vossa bondade, vossa ternura tão compassiva não mais se moverá para curar os enfermos? Por acaso terá limites a infinitude de vosso poder, de vossa bondade e de vosso amor? Eis-me aqui prostrada aos pés de vossa inesgotável misericórdia, na presença deste tabernáculo onde estabelecestes vossa morada no excesso de vosso amor aos filhos dos homens. Pois bem: faço voto de não me levantar daqui sem que me tenhais curado".
     Terminada esta súplica, na qual não se sabe o que admirar mais, se sua fé tão viva ou seu amor tão vivo, Gorgônia se levanta: sua petição havia sido ouvida e estava curada.
     Santa Gorgônia dedicou sempre muito amor à liturgia e costumava contribuir com a construção de igrejas. Vivia piedosa e sobriamente, era muito generosa com os pobres. Entretanto, como era costume na época, Gorgônia somente recebeu o batismo na idade madura. Ela converteu o marido, que foi batizado junto com ela e seus filhos e netos.
     Sua morte ocorreu por volta do ano 370 (no dia 23 de fevereiro, segundo alguns autores; presume-se que ela nascera por volta do ano 300) de causas naturais. Seu pai e sua mãe estavam vivos, embora extremamente idosos, no momento de sua morte. Em seu funeral, seu irmão, São Gregório de Nazianzo, o Jovem, pronunciou sua oração fúnebre, que foi na realidade um panegírico da bondade de Santa Gorgônia. Ele declarou-a modelo de esposa e mãe cristã: "Modelo de perfeição das mulheres" e "O diamante de seu sexo".
     Os escassos dados sobre Santa Gorgônia se encontram nesse panegírico que pode ser visto em Migne, PG., vol. xxxv, pp. 789-817.
     Santa Gorgônia é venerada como padroeira das pessoas atingidas por males corporais ou doenças.

Etimologia: Gorgônia, nome feminino de origem grega: “a que aterroriza”.
Também é relativo às gorgonias da mitologia grega, três irmãs monstruosas, uma das quais, Medusa, petrificava com o olhar. Há inclusive um gênero de corais chamados Gorgonia, pertencentes à família Gorgoniidae.

Fontes: «Vidas de los santos de A. Butler», Herbert Thurston, SI;
http://www.eltestigofiel.org/lectura/santoral.php?idu=4456; "St. Gorgonia". Saints and Angels. Catholic Online. Retrieved 2007-04-27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário